SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número especialIntervenção neuropsicológica em um adolescente com dificuldades de aprendizagem: análise de um casoReabilitação neuropsicológica do transtorno de aprendizagem da matemática na síndrome de Turner: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

GLOZMAN, Janna M.. Reabilitação das funções cognitivas em pacientes com Doença de Parkinson. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.spe, pp. 58-65. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0119.

No presente trabalho analisa-se a história dos estudos neuropsicológicos da Doença de Parkinson e as aproximações frente à reabilitação. Desde os tempos de L. S. Vigotsky existe a proposta de recuperação das funções motoras em pacientes com Doença de Parkinson a partir da utilização de meios externos que possibilitam uma marcha reflexiva e consciente. Esta proposta é conhecida sob o termo de "mediação", próprio da neuropsicologia histórico-cultural. No presente estudo, descreve-se o conteúdo do programa original elaborado para a reabilitação das funções motoras e cognitivas em pacientes com síndrome de Parkinson na Rússia. O programa baseia-se nos princípios propostos por L. S. Vigotsky relacionados com a mediação e com o comportamento voluntário de pacientes. Criticam-se as formas de mediação objetiva e subjetiva. Apresentam-se resultados positivos de aplicação de programa de reabilitação em um grupo de pacientes. Discute-se a possibilidade de proporcionar melhor qualidade de vida em pacientes com esta síndrome clínica.

Palavras-chave : Doença de Parkinson; Reabilitação; Funções executivas; Praxias; Mediação.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License