SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Relación entre los síntomas de TDAH y el aprendizaje escolar en niños preescolares argentinos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

CARTOCETI, Romina V.  y  ABUSAMRA, Valeria. O mecanismo de atualização na compreensão de textos. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 1-10. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0141.

Compreender um texto supõe a construção e a revisão constantes de um modelo situacional. O objetivo deste estudo foi comparar o rendimento de dois grupos, um de bons e outro de maus compreendedores em uma tarefa que exige a revisão do modelo gerado a partir de um estímulo textual. Avaliaram-se 92 estudantes entre 10 e 12 anos de idade com dois textos que exigiam a revisão de um modelo de situação em curso. Os resultados mostraram uma diferença de rendimento significativa em favor dos bons compreendedores, que não só alcançaram melhores pontuações, mas que cometeram uma menor quantidade de erros intrusivos em comparação aos maus compreendedores. A revisão é uma forma de atualização cognitivamente demandante que gera importantes limitações para aqueles que apresentam dificuldades de compreensão na leitura.

Palabras clave : Compreensão de texto; Revisão; Atualização; Crianças.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License