SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Updating mechanism role in reading comprehensionDecision making by Iowa Gambling Task: analysis of the performance variables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

SCANDAR, Mariano G.. Relação entre os sintomas de TDAH e a aprendizagem escolar em crianças pré-escolares argentinas. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 11-23. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0139.

Objetivo: Investigar a influência que os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem sobre a aprendizagem, tal como são referidos por professores, em crianças em idade pré-escolar. Método: Em uma amostra inicial de 55 alunos de pré-escola de um centro educativo privado aplicou-se um questionário a docentes (ICD-PRE) e escalas de avaliação direta; avaliaram os índices de mediadores conhecidos da aprendizagem (consciência silábica, consciência fonológica, leitura direta, numeração e quantificação) mediante uma escala estruturada e desenvolvida pela instituição educacional. Por fim, também se indagou a percepção dos docentes sobre o nível de aprendizagem das crianças. Resultados: Encontraram-se correlações moderadas entre os sintomas de desatenção e os mediadores da aprendizagem e uma correlação forte entre esses sintomas e a percepção dos docentes sobre o rendimento acadêmico dos alunos. Os sintomas de hiperatividade e impulsividade mostraram somente correlações significativas leves. Em relação ao gênero, não houve diferenças significativas. Conclusão: os presentes resultados mostram por um lado o vínculo entre os sintomas de TDAH e a aprendizagem na faixa etária estudada e, por outro lado, a importância relativa dos sintomas de desatenção no rendimento escolar de crianças pré-escolares.

Keywords : TDAH; Aprendizagem; Crianças.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License