SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Relação entre os sintomas de TDAH e a aprendizagem escolar em crianças pré-escolares argentinasPredomínio de Comprometimento Cognitivo Leve Disexecutivo em idosos atendidos no ambulatório da geriatria de um hospital público terciário na cidade do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

CARDOSO, Caroline O.  e  COTRENA, Charles. Tomada de decisão examinada pelo Iowa Gambling Task: análise das variáveis de desempenho. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 24-30. ISSN 2075-9479.

O Iowa Gambling Task (IGT) é o instrumento mais utilizado internacionalmente para avaliar a tomada de decisão (TD) em populações neurológicas e psiquiátricas assim como em estudos com grupos saudáveis, principalmente no exame de funções executivas quentes. Contudo, há distinções em relação às variáveis e aos parâmetros adotados na interpretação dos resultados obtidos no IGT nestas investigações. Desta forma, esta revisão teve o objetivo apresentar um panorama das variáveis e operações utilizadas na interpretação dos dados do IGT assim como da utilização destes resultados na clínica neuropsicológica por meio da ilustração de um caso clínico. Evidenciou-se, no caso clínico de um paciente que sofreu acidente vascular cerebral com 62 anos e 11 anos de escolaridadeformal um perfil decisório deficitário em relação às variáveis de cálculo total, por blocos e número de seleções de baralhos desvantajosos. Dentre os principais parâmetros utilizados em estudos no Brasil e internacionais, observou-se que a maior parte dos estudos utilizouas variáveis cálculo total e por blocos. Diferenças em relação à classificação do desempenho na tarefa foram identificadas assim como a utilização de medições mais recentes do IGT. Ressalta-se a importância da obtenção de dados normativos ao instrumentopara o contexto nacional e latinoamericano.

Palavras-chave : Neuropsicologia; Funções executivas; Tomada de decisão; Iowa Gambling Task; Hipótese do marcador somático.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License