SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Evaluación de toma de decisiones con Iowa Gambling Task: análisis de las variables de rendimientoEstudio teórico sobre percepción en filosofía y neurociencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

FICHMAN, Helenice Charchat et al. Predomínio de Comprometimento Cognitivo Leve Disexecutivo em idosos atendidos no ambulatório da geriatria de um hospital público terciário na cidade do Rio de Janeiro. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.2, pp. 31-40. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.131.

Além da doença de Alzheimer, o comprometimento cognitivo leve (CCL) é uma entidade nosológica que tem grande prevalência na população idosa. Este conceito mostra uma fase de possível transição entre o declínio cognitivo esperado para o processo de envelhecimento e um processo demencial. A avaliação de diferentes habilidades cognitivas contribui para a identificação dos perfis neuropsicológicos e funcionais da transição entre o envelhecimento benigno e as síndromes demenciais. O objetivo do presente trabalho foi mapear o perfil neuropsicológico e identificar comprometimento cognitivo leve de uma amostra serial de idosos atendidos no ambulatório da geriatria de um hospital público terciário na cidade do Rio de Janeiro, através da aplicação de uma bateria neuropsicológica breve. Para isso foram utilizados os seguintes instrumentos baseados no estudo de Nitrini et al., (1994): 1) Mini Exame do Estado Mental, 2) Teste de memória de figuras, 3) teste de fluência verbal semântica - categoria animais, 4) desenho do Relógio, 5) Escala de atividades da vida diária Lawton e Katz. Foram descritas as frequências e proporções de comprometimento de cada função cognitiva avaliada. Os grupos de comprometimento cognitivo leve com e sem prejuízo funcional foram comparados utilizando teste t de Student. Os resultados da análise descritiva das frequências e porcentagens dos comprometimentos cognitivos mostraram um predomínio de disfunção executiva. Em um total de 88 idosos estudados, a maior parte dos sujeitos (61,36%) foi classificada em CCL não-amnéstico disexecutivo. Foi identificado um grupo com declínio e ou outro sem declínio funcional, não houve diferença entre CCL amnéstico, múltiplo domínio e executivo nestes grupos. Os resultados apontam, na amostra estudada, para uma prevalência de disfunção executiva, com um subgrupo apresentando déficit de memória. De todos os participantes com declínio cognitivo (funções executivas, memória), 31,2% já apresenta declínio funcional. Os dados encontrados trazem contribuições teóricas e clínicas interessantes, no que diz respeito ao entendimento do envelhecimento patológico e o declínio funcional.

Palabras clave : Envelhecimento; Comprometimento cognitivo leve; Funções executivas; Memória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License