SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue3Phonological and semantic verbal fluency in children with attention and hyperactivity deficit disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

CORES, Evangelina V. et al. Influência da memória de trabalho em dois testes usados para avaliar a memória episódica na esclerose múltipla. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.3, pp. 1-6. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0144.

A memória episódica é o sistema de memória relacionada à habilidade de recordar eventos e experiências pessoais, contextualizadas no tempo e no espaço. A memória de trabalho é um sistema ativo de armazenamento temporal e de manipulação da informação. Na avaliação da memória episódica verbal em pacientes com esclerose múltipla tipicamente utilizam-se duas técnicas: o Teste Seletivo de Memória (TSM) e o Teste de Aprendizagem Verbal de Califórnia (TAVC). Sugeriu-se que as diferenças entre as técnicas podem ser associadas em graus variados com a demanda da memória de trabalho durante o desempenho. O presente estudo visa a investigar esta hipótese. Trinta e três pacientes com esclerose múltipla foram avaliados com o TSM, o TAVC, dígitos - ordem inversa e o Paced Auditory Serial Addition Test (PASAT). Dentre os principais achados, encontrou-se uma correlação significativa e direta entre os escores de PASAT e TSM (r= 0,56, p= 0,001). A análise de regressão logística mostrou que apenas o escore do TSM (R2= 0,315, F= 13,790, p < 0,01) resultou ser preditor do PASAT. Estes resultados indicam que a memória de trabalho influencia em maior medida o desempenho no TSM em comparação com o TAVC. Esta informação deve ser considerada ao se interpretar os resultados de uma avaliação neuropsicológica em pacientes com esclerose múltipla.

Keywords : Esclerosis múltiple; Memoria de largo plazo; Memoria de trabajo; Memoria episódica; Tests neuropsicológicos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License