SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Influencia de la memoria de trabajo en dos test usados para evaluar la memoria episódica en esclerosis múltipleRevisión del avance en el estudio las autopercepciones de niños con Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

RUBIALES, Josefina; BAKKER, Liliana  y  RUSSO, Daiana. Flluência verbal fonêmica e semântica em crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.3, pp. 7-15. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0153.

Objetivo: analisar a fluência verbal semântica e fonêmica em crianças com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Método: Foram formados, intencionalmente, dois grupos, sendo a amostra clínica composta por 34 crianças com diagnóstico de TDAH escolarizados da cidade Mar del Plata, Argentina, com idades entre 8 e 14 anos, 13 com diagnóstico de TDAH do subtipo desatento e 21 com diagnóstico de TDAH do subtipo combinado; a amostra controle foi composta por 70 crianças sem diagnóstico de TDAH emparelhadas por sexo, idade e escolaridade. Para avaliar a fluência verbal, utilizou-se a tarefa de fluência verbal fonêmica, palavras que começam com a letra M, e a tarefa de fluência verbal semântica, palavras que pertencem a categorias de animais, da Bateria Neuropsicológica Infantil. Resultados: as crianças com TDAH apresentaram um desempenho inferior na fluência verbal semântica na produção total de palavras e na quantidade de clusters e switches descontínuos, e na fluidez fonológica em quantidade total de palavras, intrusões e quantidade de clusters e switches descontínuos; observaram-se maiores diferenças na quantidade total de palavras na fluência fonêmica. Conclusões: os resultados obtidos na avaliação de clusters e switches destacam a importância em considerar este processo nas tarefas de fluidez verbal, tanto fonológica, quanto semântica, já que aparecem como uma possível medida de controle executivo nas crianças com TDAH permitindo aumentar o poder descritivo destas provas.

Palabras clave : Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade; Fluidez verbal semântica e fonológica; Funções executivas.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License