SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Flluência verbal fonêmica e semântica em crianças com transtorno de déficit de atenção com hiperatividadeFunções executivas: um retrato integrativo dos principais modelos e teorias desse conceito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

MOLINA, María F.. Revisão do avanço no estudo das autopercepções das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.3, pp. 16-24. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0143.

O estudo sistemático das autopercepções nas crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) tem uma origem recente e resultados contraditórios. No entanto, ao se incluir uma medida objetiva do desempenho da criança, observou-se que estas apresentam uma tendência a estimar suas competências acima do constatado no exame de seu desempenho real. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma revisão das pesquisas que abordam empiricamente o estudo dos mecanismos explicativos do viés positivo ilusório (VPI) que apresentam as crianças com TDAH. Realizou-se uma revisão sistemática. Consultaram-se as bases de dados PSYCINFO, ERIC, PUBMED, REDALYC, SCIELO, PUBMED, DIALNET, CLASE e LILACS. Os termos da busca foram autopercepção, autoavaliação, autoconceito, autoestima, TDAH, crianças e os mesmos termos em inglês. A busca mostrou que existem evidências de que este viés positivo em suas autopercepções cumpre uma função de autoproteção frente às suas habituais dificuldades e que está relacionado aos déficits em funções executivas associados ao transtorno. Apresenta, ainda, um forte impacto no ajuste psicossocial destas crianças.

Palavras-chave : Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade; Autopercepção; Autoconceito; Viés positivo ilusório; Criança.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License