SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Revisión del avance en el estudio las autopercepciones de niños con Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

UEHARA, Emmy; CHARCHAT-FICHMAN, Helenice  y  LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Funções executivas: um retrato integrativo dos principais modelos e teorias desse conceito. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.3, pp. 25-37. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.145.

Desde a origem do conceito de "funções executivas" (FE), vários estudos foram realizados com o propósito de definir com mais rigor esse constructo teórico e, consequentemente, desenvolver instrumentos adequados capazes de avaliar tais funções. O tema tem despertado grande interesse tanto de pesquisadores como de clínicos, que têm elaborado vários modelos explicativos. Assim, o presente estudo tem como objetivo evidenciar divergências na definição das FE, revisar e apontar as principais teorias e modelos, além de abordagens clássicas que influenciaram a definição do conceito de FE. Através da categorização e agrupamento dos temas e autores, quatro abordagens explicativas das FE foram propostas: cognitivista, neuropsicológica, psicométrica e desenvolvimentista.

Palabras clave : Neurociência; Neuropsicologia; Funções executivas; Lobo frontal.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License