SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue4Effects of musical training on the brain: neural and cognitive aspectsNeuropsychological profile in children 5-7 years old with traumatic brain injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

JACOBSEN, Geise M.; MORAES, André L.; WAGNER, Flávia  and  TRENTINI, Clarissa M.. Qual é a participação de fatores socioeconômicos na inteligência de crianças?. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.4, pp. 32-38. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0165.

O objetivo do presente estudo foi verificar se a escolaridade dos pais e a renda da família são preditores da inteligência de uma amostra de crianças brasileiras de 6 a 12 anos de idade, a partir de duas medidas de inteligência. Quatrocentos e dezoito crianças, do sexo feminino ou masculino, provenientes de escolas privadas e públicas de Porto Alegre, foram avaliadas. Cento e noventa e três participantes foram avaliados pela Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI) (agrupamento 1) e 225 pelo teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (agrupamento 2). O Coeficiente de Correlação de Pearson foi utilizado para investigar a associação entre variáveis socioeconômicas e inteligência. Posteriormente, as variáveis com correlação significativa foram inseridas em um modelo de Regressão Linear Múltipla (método Stepwise). Correlações positivas de fracas a moderadas foram encontradas entre a escolaridade dos pais, o QI obtido na WASI e o percentil no Raven, bem como entre a renda e as mesmas medidas de inteligência. A escolaridade dos pais também apresentou associação com os escores brutos alcançados nos subtestes Raciocínio Matricial e Vocabulário da WASI. A escolaridade do pai e a renda da família explicam 15% da variância no QI da WASI. No subteste Raciocínio Matricial, a variável mais explicativa é a escolaridade do pai (8%). No Vocabulário, a escolaridade da mãe é a melhor preditora (22%). No Raven, a renda prediz 6% da variação no percentil. As variáveis socioeconômicas, por meio das condições ambientais oferecidas aos filhos, parecerem exercer um papel no desenvolvimento da inteligência das crianças, em especial nas medidas verbais.

Keywords : Crianças; Escolaridade; Renda; Inteligência; Neuropsicologia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License