SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número4Qual é a participação de fatores socioeconômicos na inteligência de crianças?Avaliação das funções cognitivas em crianças com transtornos do espectro autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

SARMIENTO-BOLANOS, María J.; SOLOVIEVA, Yulia  e  QUINTANAR, Luis. Características neuropsicológicas depois do traumatismo cranioencefálico em crianças de 5 a 7 anos de idade. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.4, pp. 39-52. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0123.

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes. O trauma, em geral, representa um verdadeiro problema de saúde pública em qualquer país do mundo, apresentando uma tendência ascendente cujas causas respondem a diferentes pontos dependendo da idade em que ocorreu a lesão. As características neuropsicológicas que aparecem depois de um TCE são múltiplas e algumas delas podem interferir no desempenho escolar presente e das demandas futuras. O objetivo do presente estudo foi analisar o estado funcional dos fatores neuropsicológicos depois do TCE na idade infantil, levando em conta a variável localização (unidade cerebral afetada e hemisfério), e o tipo de lesão (leve, moderada, grave). No estudo participaram 26 crianças de 5 a 8 anos de idade, com diagnóstico de TCE. Os resultados sugerem que quadros neuropsicológicos variam conforme o local da lesão e a gravidade ou tipo de lesão obtida. Os dados são discutidos em termos de síndromes neuropsicológicas e seus possíveis efeitos no desempenho posterior na população infantil.

Palavras-chave : Traumatismo cranioencefálico; Fator neuropsicológico; Localização; Severidade; Funções psicológicas.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License