SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue4Neuropsychological profile in children 5-7 years old with traumatic brain injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

CRUZ, Elisa Ester Ortiz et al. Avaliação das funções cognitivas em crianças com transtornos do espectro autista. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.4, pp. 53-60. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0149.

O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho nos domínios cognitivos em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com um grupo controle. O grupo com TEA consistia em 10 meninos entre 5 e 15 anos de idade; o grupo controle foi pareado na idade e na dominância manual com o grupo TEA. Aplicou-se a Evaluación Neuropsicológica Infantil (ENI) que avalia os domínios de atenção, percepção, memória, habilidades espaciais, habilidades construtivas, linguagem, habilidades conceituais e funções executivas. Os indivíduos com TEA mostraram habilidades preservadas nas tarefas perceptivo-associativas como a identificação de imagens sobrepostas (p>0,005), cópia de figuras (p>0,005) e repetição de palavras (p>0,05). Os problemas apareceram nos domínios que requerem a geração de estratégias e de integração da informação como a evocação de palavras (p<0,001), coerência narrativa (p<0,001), semelhanças (p<0,05). Sugere-se que estas características cognitivas estão relacionadas com a manifestação nos problemas de interação social, comunicação e inflexibilidade da conduta.

Keywords : Autismo; Transtorno do espectro autista; Desorganização cognitiva; Avaliação infantil; Transtorno do desenvolvimento.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License