SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Associations between measures of Executive Functions and symptoms of inattention and hyperactivity in school age children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

GOMEZ, Pablo Guillermo; RUBINSTEIN, Wanda Yanina  and  POLITIS, Daniel Gustavo. Déficit na produção motora e na severidade da doença de Alzheimer e na demência frontotemporal. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 1-12. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0158.

O objetivo do estudo foi avaliar as alterações práxicas em pacientes com Doença de Alzheimer (DTA) e demência frontotemporal de variante condutual (DFTvc), assim como estudar a relação entre praxia e o grau de severidade da demencia em ambos os tipos de pacientes. Avaliaram-se 82 pacientes com demência: 50 pacientes com DTA e 32 pacientes com DFTvc. Ambos os grupos de pacientes foi administrado à bateria de avaliação cognitiva de praxias, o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e a escala de Avaliação Clínica da Demência (CDR). Em 90% dos pacientes com DRA e em 69% dos pacientes com DFTvc apresentou-se alterações práxicas, sendo a de déficit práxico de saída mais frequente. Em ambos os grupos, ao aumentar a severidade da demência, os pacientes apresentavam maiores dificuldades práxicas de entrada; o sistema semântico de ação e na via lexical. Os pacientes com DTA também mostraram alterações mais frequentes no práxica de saída quanto maior a severidade da demência. O nível de CDR=0,5, os pacientes com DTA aparesentaram fortes alterações na via lexical (Qui-quadrado=4,590, gl=1, p=0,032) em comparação ao grupo DFTvc. As alterações na práxica de entrada, o sistema semântico de ação e a via lexical podem postular-se como medidas de severidade da demência. a afetação da imitação de gestos no familiar poderia contribuir no diagnóstico diferencial entre DTA e DFTvc. Estes resultados reforçam a importância da avaliação da praxia quando detectada ambas as patologias.

Keywords : Neuropsicologia; Praxia; Doença de Alzheimer; Demência frontotemporal; Imitação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License