SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Motor production deficit and severity of dementia in Alzheimer's disease and frontotemporal dementiaCognitive disorders in HIV-1: pragmatic dimension of verbal communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

Associações entre medidas de Funções Executivas e sintomas de desatenção e hiperatividade em crianças em idade escolar. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 13-21. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0158.

Estudos têm demonstrado que alterações nas funções executivas tendem a ser os maiores complicadores para o diagnóstico de TDAH. Essa pesquisa investigou associações entre medidas de funções executivas e de TDAH em 254 crianças, sendo 124 com sintomas de TDAH, de acordo com o SNAP IV, de 6 a 12 anos que frequentavam escolas públicas no interior do estado de São Paulo (Brasil). Foram administrados os testes dos Cinco Pontos, Cancelamento, Trilhas forma B, Números e Dígitos que avaliavam atenção, flexibilidade cognitiva e controle inibitório e o SNAP-IV. Dentre os resultados, foram encontradas correlações negativas entre as medidas de funções executivas avaliadas e a incidência de sintomas do TDAH. A análise de regressão revelou que a pontuação total do teste de cinco pontos menos os desenhos únicos foi a que melhor explicou sintomas de desatenção. Os sintomas de hiperatividade não foram explicados por nenhuma das medidas de funções executivas estudadas no modelo de regressão. Tais resultados sugerem que a avaliação deve obedecer a características intrínsecas de cada manifestação. Neste sentido este estudo apresenta evidências de validade para os instrumentos e aponta para que novas avaliações respeitem características de cada manifestação clínica.

Keywords : Neuropsicologia; Avaliação psicológica; Funções executivas; Psicodiagnóstico; TDAH.

        · abstract in Spanish | French | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License