SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Cognitive disorders in HIV-1: pragmatic dimension of verbal communicationEnhancing reading comprehension skills in children of schools of different socio-economic status author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

SERRANO, Manuel Andrés Sánchez et al. Revisão conceptual dos substratos neuropsicológicos e psicológicos associados a conduta violenta humana. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 31-40. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2014.0142.

A presente revisão conceptual surge da necessidade em compreender os substratos psicológicos e neuropsicológicos associados ao desenvolvimento da Conduta Violenta Humana (CVH), porque apresenta-se como um fenômeno que afeta o social em múltiplas consequências que chega a limitar as possibilidades de desenvolvimento pessoal que é transversal desde os sistemas moleculares até a sistemas neuropsicológicos, psicológicos e sociais (Ostrosky & Solís, 2007). Em essa ordem de ideias o presente trabalho teve como objetivo identificar os substratos neuropsicológicos e psicológicos associados à conduta violenta humana; entendida no presente trabalho como um padrão de violência ao longo do desenvolvimento evolutivo que está descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais em sua quarta versão (DSM-IV) nas categorias diagnósticas do Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) e o Transtorno de Conduta (TC) e Transtorno da Personalidade Antisocial (TPA). Além de a presente investigação fazer parte de um estudo ex-post fato com método historiográfico e bibliométrico segundo a categorização de Montero e León (2007). A coleção de informações esteve composta por 31 artigos científicos coletados de dados eletrônicos Proquest, Redalyc, Jstor, Dialnet, Scielo, Pubmed y Science Direct e 7 capítulos de livros publicados entre 1990-2010. Como produto de análise da informação, se quis estabelecer as seguintes categorias explicativas dos substratos neuropsicológicos e a dinâmica associada a CVH: (1) Características e dinâmicas da CVH e fatores de risco para sua aparição; (2) perfil neuropsicológico associado a conduta violenta humana; (3) avaliação neuropsicológica da CVH; e (4) prevenção e tratamento da CVH.

Keywords : Substratos neuropsicológicos; Dinâmica; Conduta violenta.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License