SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Trastornos cognitivos en pacientes VIH-1: la dimensión pragmática de la comunicación verbalDesarrollo de habilidades de comprensión lectora en niños de escuelas de distintos sectores socioeconómicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

SERRANO, Manuel Andrés Sánchez et al. Revisão conceptual dos substratos neuropsicológicos e psicológicos associados a conduta violenta humana. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 31-40. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2014.0142.

A presente revisão conceptual surge da necessidade em compreender os substratos psicológicos e neuropsicológicos associados ao desenvolvimento da Conduta Violenta Humana (CVH), porque apresenta-se como um fenômeno que afeta o social em múltiplas consequências que chega a limitar as possibilidades de desenvolvimento pessoal que é transversal desde os sistemas moleculares até a sistemas neuropsicológicos, psicológicos e sociais (Ostrosky & Solís, 2007). Em essa ordem de ideias o presente trabalho teve como objetivo identificar os substratos neuropsicológicos e psicológicos associados à conduta violenta humana; entendida no presente trabalho como um padrão de violência ao longo do desenvolvimento evolutivo que está descrito no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais em sua quarta versão (DSM-IV) nas categorias diagnósticas do Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) e o Transtorno de Conduta (TC) e Transtorno da Personalidade Antisocial (TPA). Além de a presente investigação fazer parte de um estudo ex-post fato com método historiográfico e bibliométrico segundo a categorização de Montero e León (2007). A coleção de informações esteve composta por 31 artigos científicos coletados de dados eletrônicos Proquest, Redalyc, Jstor, Dialnet, Scielo, Pubmed y Science Direct e 7 capítulos de livros publicados entre 1990-2010. Como produto de análise da informação, se quis estabelecer as seguintes categorias explicativas dos substratos neuropsicológicos e a dinâmica associada a CVH: (1) Características e dinâmicas da CVH e fatores de risco para sua aparição; (2) perfil neuropsicológico associado a conduta violenta humana; (3) avaliação neuropsicológica da CVH; e (4) prevenção e tratamento da CVH.

Palabras clave : Substratos neuropsicológicos; Dinâmica; Conduta violenta.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License