SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Revisión conceptual de los sustratos neuropsicológicos y psicológicos asociados a la conducta violenta humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

FONSECA, Liliana et al. Desenvolvimento de habilidades de compreensão de leitura em crianças de escolas e distintos setores socioeconômicos. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.1, pp. 41-50. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2014.0151.

A compreensão de leitura requer da codificação fluida e precisa de palavras, no entanto, compreender um texto supõe um processo mental de construção de significados, utilizando uma variedade de estratégias que possibilitam a articulação do conhecimento prévio com as ideias expressa no mesmo texto. A maioria dos leitores necessita de aprendizagem explícita sobre as estratégias de compreensão da leitura, especialmente aqueles que têm escassos conhecimentos prévios e menos domínio das habilidades de leitura. Muitos pobres compreendedores provêm de setores socioeconômicos desfavorecidos. Através da instrução destas estratégias se poderia reduzir a brecha produzida por um meio ambiente desfavorável. O objetivo deste trabalho é investigar os efeitos do Programa LEE compreensivamente em crianças de escolas de distintos níveis socioeconômicos (DNS). Participaram 100 crianças, 47 controles (23 DNS médio e 24 DNS baixo) e 53 do grupo de intervenção (28 de DNS médio e 25 DNS baixo) de 9 a 11 anos. Realizou-se uma avaliação pré-teste implementando-se dois meses de intervenção e uma avaliação pós-teste. No pré-teste não se encontraram diferenças significativas entre os grupos controles e intervenção, tanto para DNS médio como para o DNS baixo nas provas de compreensão verbal, raciocínio não-verbal, leitura de palavras, pseudopalavras e compreensão de leitura. A partir da aplicação do programa, se observaram melhoras significativas em ambos os grupos, em respeito a seus controles em: vocabulário, compreensão de textos, construção de inferências e monitoramento, comprovando-se a importância do ensino explicito das estratégias e da necessidade de trabalho sistemático sobre os eixos do programa.

Palabras clave : Intervenção; Compreensão de leitura; Vocabulário; Inferências; Nível socioeconômico.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License