SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Mnesic recovery processes in women with Turner's SyndromeThe relations among cognitive estimation and other cognitive processes in a sample of elders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

MATEU, Karen Aguilar; GUZMAN, María de los Ángeles Arrabal  and  JIMENEZ, Luis Felipe Herrera. Função executiva em idosos com patologias associadas a evolução do deterioro cogitivo. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 7-14. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2014.0180.

Introdução: Tem sido sugerido que, em idosos, um dos riscos apresentar atlerações cognitivas e ter antecedentes afetados por Hipertensão e Diabetes Mellitus tipo 2, caracterizada por ter perfil neurocognitivo com disfunção executiva. Neste sentido, é necessária uma melhor caracterização neuropsicológica de idosos. Os componentes de função executiva que foram estudados foi planejamento, controle cognitivo, flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e fluência verbal. Objetivos: descrever as características dos componentes executivos e identificar as diferenças entre um grupo de pessoas idosas saudáveis e outras com doenças de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus Tipo 2. Método: Um total de 48 indivíduos de lares de idosos da cidade de Santa Clara. Os critérios de seleção para ambos os grupos tinham que ter mais 60 anos, funcionamento cognitivo global normal, com MMSE> 23, não apresentam alterações nas atividades funcionais da vida diária, utilizando questionário de atividade funcional Pfeffer, ausência de depressão por Yesavage Depression Scale, Escala Clínica de Demência, CDR = 0, tendo audição e visão normal, ou corrigida. Distintamente um grupo deve ser saudável e ter pelo menos outra doença com mais de 5 anos de evolução. Resultados: Os componentes da função executiva mais comprometidos foram memória de trabalho, planejamento, enquanto a mais conservada foram flexibilidade cognitiva e fluidez verbal, tanto fonológica e expressão semântica. Conclusão: não encontraram diferenças estatísticas significativas entre grupos, mas qualitativamente o estudo reforça evidencias de que existem dificuldades em tarefas que requerem altos níveis de atenção e processamento controlado como parte das funções executivas em idosos, sendo mais evidente para o grupo de risco.

Keywords : Idosos; Função executiva; Deterioro cognitivo; Hipertensão arterial; Diabetes Mellitus tipo 2.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License