SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Função executiva em idosos com patologias associadas a evolução do deterioro cogitivoDissociação entre funções executivas e processamento comunicativo: um estudo de caso pós-traumatismo cranioencefálico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

WAGNER, Gabriela Peretti; HIRAKATA, Vania Naomi; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta  e  TRENTINI, Clarissa Marceli. A relação da estimação cognitiva com outros processos cognitivos em uma amostra de idosos. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 15-24. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0209.

Uma das diversas habilidades mentais envolvidas nas funções executivas é a estimação cognitiva, a qual pode ser medida através do Cognitive Estimation Test (CET). Este instrumento consiste em uma escala de 28 perguntas e envolve dimensões variadas, incluindo peso, altura, e velocidade. O objetivo do presente estudo foi o de investigar quais as relações entre uma série de processos cognitivos e o desempenho no CET. Trinta participantes idosos saudáveis foram testados. Os instrumentos utilizados foram o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), subtestes da Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS III), Teste de Nomeação de Boston (BNT), Teste de Fluência Verbal (COWAT) e Teste de Stroop (SCWT). O desempenho dos mesmos no CET foi correlacionado a variáveis sociodemográficas e testes neuropsicológicos variados. Os resultados apontam para uma relação entre o desempenho no CET com a variável escolaridade e uma pontuação elevada no subteste Vocabulário. Tal achado sinaliza a importância do conhecimento formal para a realização da estimativa cognitiva.

Palavras-chave : Cognitive Estimation Test (CET); Estimação cognitiva; Processos cognitivos.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License