SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Dissociação entre funções executivas e processamento comunicativo: um estudo de caso pós-traumatismo cranioencefálico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

Funções executivas em um caso de TDAH adulto: a avaliação neuropsicológica auxiliando o diagnóstico e o tratamento. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.2, pp. 35-41. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0214.

Funções executivas (FE) é um conjunto de componentes que permitem ao indivíduo direcionar comportamentos a metas visando à resolução de problemas. A avaliação neuropsicológica auxilia na identificação de disfunções executivas. Este estudo objetivou caracterizar o perfil executivo de uma paciente de 26 anos de idade, aluna de graduação, portadora de TDAH tipo combinado. Conduziu-se entrevista de anamnese, observações clínicas, Bateria de Avaliação Frontal, Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN, Escala de Inteligência Wechsler para Adultos - WAIS-III, Teste D2, Teste Hayling e o Inventário Beck de Ansiedade. Os resultados apontam para disfunção em componentes executivos tais como controle inibitório, memória de trabalho, planejamento, flexibilidade cognitiva, em co-ocorrência com procrastinação de tomada de decisão. Não foram encontrados déficits em fluência verbal, processamento de inferências e resolução de problemas simples. A identificação destas disfunções contribui para o diagnóstico diferencial do TDAH, alerta para o impacto dos sintomas na vida cotidiana dos pacientes com TDAH e para a necessidade de tratamentos mais adequados ao quadro, a fim de associar técnicas de psicoterapia e reabilitação das funções executivas.

Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; Funções executivas; TDAH.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License