SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número3Produção discursiva e comunicação na doença de Alzheimer: uma revisão sistemáticaFatores de risco relacionados ao desenvolvimento de depressão no traumatismo cranioencefálico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

HOLZ, Maila Rossato; GONCALVES, Hosana Alves  e  ARAUJO, Renata Brasil. O perfil de funcionamento executivo no uso de substâncias psicoativas: um estudo de caso de um adulto jovem. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.3, pp. 16-24. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0226.

O uso de substâncias psicoativas (SPA) tornou-se um grave problema de saúde pública em todo o mundo. A dependência química acaba trazendo prejuízos relacionados ao meio social do indivíduo e à cognição. Sabe-se que grande parte dos indivíduos que usam SPA, acabam tendo falhas no funcionamento executivo. No entanto, não parece haver consenso de quais dissociações de componentes são mais prejudicados/ afetados. Assim o objetivo deste estudo foi caracterizar através de um caso clínico o funcionamento executivo de um dependente químico de Crack/ Cocaína, Dependência de Maconha e Dependência de Nicotina. O paciente J.R. do gênero masculino, tem 30 anos de idade, 8 anos de estudo formal. Os instrumentos utilizados para avaliar o funcionamento executivo do paciente foram: o Teste de Cancelamento dos Sinos - versão 2; Teste Wisconsin de Classificação de Cartas - 48 cartões, Teste Hayling, Iowa Gambling Task, e os subtestes da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação fluência verbal semântica, fonêmica-ortográfica e livre. As escalas Adult Self-Report Scale e Inventário Beck de Depressão (BDI-II) auxiliaram para o diagnóstico de comorbidades associadas. Encontra-se prejuízos habilidades de atenção concentrada visual e velocidade de processamento visuoespacial, bem como em de tomada de decisão e em fluência verbal com critério fonêmico-ortográficoa. Sugere-se estudos que abordem um tratamento focado nos déficits cognitivos de cada paciente para uma melhor adesão a abstinência e consequentemente a uma remissão completa.

Palavras-chave : Dependência química; Substâncias psicoativas; Funcionamento executivo; Avaliação neuropsicológica.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License