SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Risk factors related to the development of depression after traumatic brain injuryBehavioral Evaluation of Emotional Regulation: reappraisal and Suppression Ability, and their relation to Executive-Semantic Control and Emotional Intelligence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

MANTINAN, Nancy R.; BADEL, María S.  and  FERMOSELLE, María S.. Linguagem e memória de trabalho: implicações na detecção e intervenção do TEL. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.3, pp. 47-54. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2014.0201.

Objetivo do estudo: o objetivo deste trabalho foi avaliar dois grupos de crianças com diagnóstico de transtorno específico de linguagem (TEL) e outro, a partir de evidências que provariam a discriminação significativa entre os dois grupos. Esta análise permite observar a relação entre a memória e linguagem na clínica infantil. Método: trabalhou-se com um grupo de 16 crianças na idade escolar residentes da cidade de Buenos Aires. A média de idade das crianças era de 6 ano e 6 meses (6,5) e todos eram de nacionalidade argentina, falantes de espanhol. Na amostra total dos sujeitos do estudo, 8 foram diagnosticados com TEL e os outros 8 eram crianças com desenvolvimento típico da linguagem. Foi administrado a todas as crianças provas formais de linguagem, registros de amostras de fala, provas de rendimento cognitivo executivo (CI executivo) e provas de memória. Os dados foram analisados a partir da análise estatística Mann Whitney - Person Chi Square. Resultados: as diferenças encontradas nas provas de memória de trabalho, de repetição de pseudopalavras e de recordação de orações foram estatisticamente significativas. Isto implica que as provas têm um maior poder de discriminação. Conclusão: o presente trabalho fornece informações sobre o valor de medidas de memória e de linguagem como marcadores de categorização, realizando e distinguindo a memória de trabalho como possível fator explicativo do TEL. As implicações clínicas são discutidas e se oferece sugestões acerca de continuação do estudo do tema no contexto de relação com a linguagem e memória.

Keywords : Linguagem; Memória de trabalho; Repetição de pseudopalavras; Transtorno específico de linguagem (TEL).

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License