SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Language and working memory: implications for the detection and intervention of SLI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

MARINO, Julián; SILVA, Joaquín D.; LUNA, Fernando G.  and  MESAS, Alberto Acosta. Avaliação comportamental da regulação emocional: a habilidade de reavaliação e repressão e sua relação com o controle executivo semântico e a inteligência emocional. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2014, vol.6, n.3, pp. 55-65. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2014.0212.

Realizou-se uma tarefa experimental das estratégias de regulação emocional, reavaliação e repressão mediante a apresentação de vídeos que induziam o nojo, diversão e emoção neutra. Utilizou-se um desenho entre-grupos, deixando 3 grupos que realizaram repressão, reavaliação e, apenas a atenção para estímulo. Cada grupo estava composto por 18 estudantes universitários do sexo feminino entre 18 e 25 anos de idade. Utilizaram como medidas dependentes auto-relatos afetivos categoriais e dimensionais e de gravação de filme de expressões faciais. Aplicaram provas de processamento executivo-semântico (prova de fluência verbal, tarefa de controle executivo semântico emocional), e escalas que avaliam de maneira auto-informada o uso cotidiano de estratégias de regulação (ERQ), a inteligência emocional auto-percebida (TMMS) e traços de ansiedade (STAI-R). Os resultados obtidos sugerem uma diferença significativa entre a habilidade afetiva e medida de para a regulação emocional e o uso autoinformado das estratégias de regulação emocional. A utilização de auto-relato de estratégias de regulação e a capacidade auto-percebida de controle emocional se relacionaram com menores traços de ansiedade. Para um futuro estudo multivariado encontrou-se que a inteligência emocional poderia ser moderadora de desempenho na regulação para baixo das emoções negativas. Por último, a habilidade para reavaliação se associou com as de processamento executivo-semântico em maior medida que a habilidade para repressão.

Keywords : Reavaliação; Repressão; Funções executivas; Inteligência emocional; Regulação emocional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License