SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Alteração na formação de conceitos e no raciocínio conceitual em pacientes com Esclerose MúltiplaRelações entre obesidade e controle inibitório: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

RIMOLDI, María F. et al. Programas para familiares de pessoas com traumatismo cranioencefálico ou acidente vascular cerebral. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 12-23. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0228.

As lesões neurológicas, tais como acidente vascular cerebral (AVC) e traumatismo cranioencefálico (TCE), são um problema de saúde pública importante na Argentina e em todo o mundo. Devido à grande carga significativa de sequelas por incapacidade e morte prematura, são devastadores não somente para a vida do paciente, como também para seus familiares e cuidadores. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática dos programas de intervenção psicoterapêuticos e psicoeducativos existentes para familiares e pessoas que sofreram TCE e/ou AVC. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura científica baseada em sete artigos como unidade de análise. Estes artigos foram selecionados a partir da busca nas bases de dados de língua inglesa EBSCO e PubMed. Os resultados desses estudos coincidem em proporcionar programas para familiares com sessões multidisciplinarias e grupais de informação, educação e desenvolvimento de habilidades práticas, sessões de apoio e desenvolvimento de estratégias na resolução de problemas, preparando o cuidador no novo papel a desempenhar. Esta melhora na qualidade geral da atenção do paciente permite uma redução dos níveis de depressão, de estresse e da sobrecarga do cuidador; uma diminuição nas internações dos pacientes e uma otimização dos resultados clínicos e comportamentais do tratamento, produto da participação ativa da família em seus processos de reabilitação. A presente revisão possibilita começar a pensar em estratégias e métodos de intervenção que contemplem de maneira integral os aspectos individuais e familiares na reabilitação, permitindo a prevenção das consequências negativas sem focar de forma exclusiva nos prejuízos afetados e dificuldades.

Palavras-chave : Programa para familiares; Cuidadores informais; Acidente vascular cerebral e traumatismo cranioencefálico.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License