SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Acidente vascular cerebral frontal direito na fase crônica: auto e heteroavaliação da impulsividade e da disfunção executivaFunções executivas e correlatos com as habilidades intelectuais: um estudo de crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

BARBOSA, Eduarda Naidel Barboza e et al. Perfis neuropsicológicos do Comprometimento Cognitivo Leve no envelhecimento (CCL). Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 15-23. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0257.

Identificar a fase pré-clínica da demência é fundamental para o planejamento de intervenções clínicas e neurocognitivas precoces. Objetivo: Investigar o papel da avaliação neuropsicológica na definição do conceito de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) e identificar seus perfis neuropsicológicos baseados no uso de um algorítmo cognitivo. Método: Foram avaliados 88 idosos atendidos em um hospital do Rio de Janeiro. Todos os pacientes foram classificados como CCL a partir da avaliação geriátrica e de seu desempenho na Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC). Idosos diagnosticados com demência pela equipe médica foram excluídos do estudo. A fim de discutir o papel da avaliação neuropsicológica no conceito de CCL, os pacientes foram avaliados pela Escala Mattis de Avaliação de Demência (EMAD) e pelo Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (TAAVR). Um algoritmo cognitivo foi proposto e os idosos com CCL foram classificados nos seguintes perfis neuropsicológicos: 1) preservação das funções cognitivas (normal), 2) amnéstico único domínio, 3) amnéstico múltiplos domínios, 4) não-amnéstico e 5) amnéstico múltiplos domínios prejudicando o funcionamento cognitivo global (Doença de Alzheimer - DA). Resultados: O perfil neuropsicológico DA (33%) e não-amnéstico (33%) foram os mais frequentes seguidos dos amnésticos (20%) e normal (14%). O perfil DA apresentou comprometimento na EMAD Total, bem como em todas as outras subescalas da EMAD e variáveis do TAAVR, o perfil não-amnéstico comprometimento predominante da EMAD Construção e o amnéstico comprometimento da EMAD Memória e Evocação Livre após intervalo TAAVR A7. As variáveis que melhor discriminam os perfis foram A7 e EMAD Construção, de acordo com a ANOVA seguida por post-hoc Bonferroni. Conclusão: Estes resultados indicam que apesar de todos os idosos apresentarem diagnóstico de CCL, os perfis neuropsicológicos variam com o uso de uma avaliação neuropsicológica compreensiva padronizada e normatizada para idade e escolaridade. A definição de um algoritmo específico e a escolha dos testes cognitivos podem contribuir para a identificação de diferentes padrões de perfis neuropsicológicos de CCL e possibilitam discussões sobre a heterogeneidade diagnóstica desta entidade clínica e, consequentemente, sobre as diferentes abordagens terapêuticas voltadas para cada perfil neurocognitivo.

Palavras-chave : Comprometimento Cognitivo Leve; Testes neuropsicológicos; Escala Mattis de Avaliação de Demência; Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey; Envelhecimento.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License