SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Neuropsychological profiles of Mild Cognitive Impairment (MCI) during agingMediation of the uncinate fascicle between the amygdala and orbitofrontal cortex volume author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

ARAN-FILIPPETTI, Vanessa; KRUMM, Gabriela L.  and  RAIMONDI, Waldina. Funções executivas e correlatos com as habilidades intelectuais: um estudo de crianças e adolescentes. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 24-33. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0213.

O presente estudo examina a relação entre as habilidades intelectuais (i.e., Gc= inteligência cristalizada e Gf= inteligência fluída) e as funções executivas (FE) (i.e., memória de trabalho, inibição, flexibilidade cognitiva, planejamento e fluência verbal e não verbal). Com uma amostra de 214 crianças e adolescentes divididos em dois grupos etários: (a) 7 a 10 anos e (b) 11 a 15 anos. Também, foram analisadas as diferenças de rendimento entre as tarefas executivas segundo o nível de inteligência geral (IG) (i.e., MI= médio inferior, M= médio e MS= médio superior). Na amostra de crianças os resultados demonstraram baixas correlações entre as habilidades intelectuais e alguns componentes cognitivos. Já na amostra de adolescentes, foram encontrados correlações baixas e moderadas entre as habilidades intelectuais com todas as FE analisadas. Os resultados da MANOVA revelaram diferenças significativas segundo o nível de IG dos adolescentes, na maioria dos componentes FE analisados. Os resultados apoiam as hipóteses que sustentam que tanto a Gf como a Gc se associam a diferentes componentes do construto de FE, ainda que de forma seletiva e com diferenças dependendo do estágio do desenvolvimento.

Keywords : Funções executivas; Habilidades intelectuais; Crianças; Adolescentes.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License