SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Perfis neuropsicológicos do Comprometimento Cognitivo Leve no envelhecimento (CCL)Mediação do fascículo uncinado no volumen da amígdala e do córtex orbitofrontal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

ARAN-FILIPPETTI, Vanessa; KRUMM, Gabriela L.  e  RAIMONDI, Waldina. Funções executivas e correlatos com as habilidades intelectuais: um estudo de crianças e adolescentes. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 24-33. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0213.

O presente estudo examina a relação entre as habilidades intelectuais (i.e., Gc= inteligência cristalizada e Gf= inteligência fluída) e as funções executivas (FE) (i.e., memória de trabalho, inibição, flexibilidade cognitiva, planejamento e fluência verbal e não verbal). Com uma amostra de 214 crianças e adolescentes divididos em dois grupos etários: (a) 7 a 10 anos e (b) 11 a 15 anos. Também, foram analisadas as diferenças de rendimento entre as tarefas executivas segundo o nível de inteligência geral (IG) (i.e., MI= médio inferior, M= médio e MS= médio superior). Na amostra de crianças os resultados demonstraram baixas correlações entre as habilidades intelectuais e alguns componentes cognitivos. Já na amostra de adolescentes, foram encontrados correlações baixas e moderadas entre as habilidades intelectuais com todas as FE analisadas. Os resultados da MANOVA revelaram diferenças significativas segundo o nível de IG dos adolescentes, na maioria dos componentes FE analisados. Os resultados apoiam as hipóteses que sustentam que tanto a Gf como a Gc se associam a diferentes componentes do construto de FE, ainda que de forma seletiva e com diferenças dependendo do estágio do desenvolvimento.

Palavras-chave : Funções executivas; Habilidades intelectuais; Crianças; Adolescentes.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License