SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Funções executivas e correlatos com as habilidades intelectuais: um estudo de crianças e adolescentesO papel das funções executivas no rendimento acadêmico em crianças de 9 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

MARINO, Julián et al. Mediação do fascículo uncinado no volumen da amígdala e do córtex orbitofrontal. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 34-41. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0242.

A amígdala e o córtex orbitofrontal são estruturas cerebrais que tem uma estreita relação com o processamento das emoções. O fascículo uncinado é um trato de substância branca que comunica o pólo temporal e isto demonstra uma rede importante de regulação das emoções e de processos semânticos. Utilizou-se sequências de ressonância magnética de pesos de difusão em T1 em 32 indivíduos do sexo feminino (18 a 30 anos de idade) para investigar a relação entre as estruturas amígdala-frontal e o trato uncinado. No pós-processamento utilizou-se técnicas de imagens por tensor de difusão e morfometria baseada em voxels. Calculou-se o volume em milímetros das estruturas cerebrais e a conectividade mediante anisotropía fracionada do fascículo uncinado. As análises de dados se realizaram a partir do modelo de mediação (Teste de Sobel) com procedimento Bootstrapping. Os resultados principais indicaram que a amígdala direita pred2iz sem mediações de conectividade o volume orbitofrontal direito, mas o hemisfério esquerdo tem o papel de mediação por parte do fascículo uncinado é mais complexo e cruzado.

Palavras-chave : Fascículo uncinado; Amígdala; Córtex orbitofrontal; Resonância magnética; Test de Sobel.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License