SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Mediation of the uncinate fascicle between the amygdala and orbitofrontal cortex volume author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

O papel das funções executivas no rendimento acadêmico em crianças de 9 anos. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 42-47. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0229.

As funções executivas (FE) são um construto teórico multidimensional definido como o conjunto de habilidades que permitem realizar de maneira eficaz condutas com um propósito, dirigidas a um determinado objetivo. Essas habilidades se desenvolvem durante a infância e adolescência e desempenham um papel importante no funcionamento cognitivo e, por consequência, no rendimento acadêmico (RA). O objetivo geral deste trabalho é estudar a relação das FE e do RA em crianças do quarto ano e determinar quais processos específicos das FE se relacionam com o mesmo. Para isso utilizou-se medidas de planejamento, memória de trabalho, fluência verbal, atenção seletiva e sustentada, e RA. A amostra foi composta por 101 crianças de ambos os sexos que estavam no 4º ano de três escolas privadas de La Matanza, na província de Buenos Aires. Um estudo prévio de análise fatorial confirmatória obteve um modelo adequado de FE, composto pelas seguintes habilidades: planejamento, memória de trabalho, fluência verbal, atenção sustentada e seletiva. Esse modelo foi construído para uma análise a fim de determinar a relação entre as FE e o RA, encontrando um modelo adequado, onde as FE predizem significativamente o RA global (X2(19) = 28.04, p = .08; GFI = .94; CFI = .92; RMSEA = .06). Realizou-se também uma análise de correlação entre as tarefas que compõe as FE e o RA, observando que nesta idade a memória de trabalho, a fluência verbal, o planejamento, a atenção sustentada e seletiva se associam com essa medida. Os resultados permitem concluir que o efeito preditor das FE sobre a RA é importante para uma adequada adaptação das crianças nas exigências específicas do contexto escolar. Um bom desenvolvimento dos processos executivos pode possibilitar à criança a reconhecer e representar mentalmente as diferentes situações problemáticas levantadas por seus professores, além de permitir planejar e implementar estratégias para a resolução delas.

Keywords : Desempenho escolar; 4o categoria; Processos cognitivos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License