SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Procedimento complementar de análise do discurso conversacional por frequência de comportamentos comunicativos desviantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

MARENGO, Leonardo et al. Videogame ou dependência?: Revisão narrativa dos aspectos psicológicos da dependência de videogames. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.3, pp. 1-12. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0266.

Introdução: a meados do século XX com o surgimento do computador pessoal, o uso de videogames começou a considerar-se como uma potencial ferramenta para entreteniento cognitivo, aumentando a funcionalidade de uma vasta game de domínios perceptual, executivo e atencional. Recentemente, os videogames geraram controvérsias na comunidade científica mundial. Diversos estudos relataram que o uso excessivo de videogames pode causar dependência. Objetivo: a presente revisão narrativa propõe revisar a literatura científica sobre os aspectos psicológicos envolvidos na dependência de videogames. Resultados: o uso patológico dos videogames tem características similares, mas também distintiva de outras dependências. As principais alterações neuropsicológicas observadas em indivíduos com adição em videogames se refletem no controle inibitório e na tomada de decisão. Os critérios diagnósticos específicos não estão completamente definidos para os videogames, especialmente, por ser um assunto de controvérsias entre os pesquisadores. Discussão: uma clara definição dos critérios diagnósticos é fundamental para o avanço da pesquisa na área. Nesse sentido, os estudos com neuroimagem carecem de rigor metodológico ao usar em pequenas amostras. Em síntese, as investigações em neuropsicologia poderiam auxiliar a clarificar os déficits cognitivos presentes nestes indivíduos.

Palavras-chave : Videogames; Dependência; Comportamento; Revisão narrativa; Fatores de riscos.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License