SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Procedimento complementar de análise do discurso conversacional por frequência de comportamentos comunicativos desviantesHabilidades de atenção associadamImplicações cognitivas na direção de veículos em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

OLIVEIRA, Aimi Tanikawa de; SADDY, Barbara S.; MOGRABI, Daniel C.  e  COELHO, Cristina Lúcia Maia. Jogos eletrônicos na perspectiva da avaliação interativa: ferramenta de aprendizagem com alunos com deficiência intelectual. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.3, pp. 28-35. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0269.

No campo educacional, interfaces lúdicas e tecnológicas podem ser ferramentas de ensino poderosas. O presente estudo investigou a eficácia de uma intervenção psicopedagógica usando o software Alfabetização Fônica, em uma perspectiva de avaliação interativa, na proficiência de leitura de estudantes com deficiência intelectual (n = 14) na Fundação Educacional Municipal de Niterói. Conduziu-se uma avaliação pré e pós-teste com o PROLEC - Testes de habilidades de leitura. A intervenção mostrou evidências de melhoria nas atividades fonológicas, habilidade de leitura, decodificação e conversão de grafemas, bem como em variáveis relacionadas a leitura de palavras, processos sintáticos e semânticos. Estes resultados dão evidências sobre a plasticidade do cérebro e o potencial de intervenções psicopedagógicas, o que pode ser visto como um ponto de partida essencial para a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. Intervenções que combinam jogos eletrônicos com uma perspectiva de avaliação interactiva podem quebrar um ciclo vicioso de frustração, baixa eficiência e fracasso escolar em alunos com deficiência intelectual.

Palavras-chave : Aprendizagem; Deficiência intelectual; Avaliação interativa; Linguagem; Jogos eletrônicos.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License