SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Electronic games in the perspective of interactive assessment: learning tools with intellectual disabilities studentsCard Game, a task for the assessment of risk decision making: contributions to ecological and construct validity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

LEIS, Adriana M.; ITURRY, Mónica L.; SERRANO, Cecilia M.  and  ALLEGRI, Ricardo F.. Habilidades de atenção associadamImplicações cognitivas na direção de veículos em idosos. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.3, pp. 36-46. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0221.

Conduzir um veículo é um comportamento diário indispensável para muitas pessoas. O ato de dirigir implica em funções cognitivas diversas, tais como, percepção, atenção, controle motor, memória de trabalho e tomada de decisão. Estimar a capacidade de conduzir veículos se tornou uma preocupação social na maioria dos países industrializados. Os condutores idosos parecem estar com um maior risco de acidentes devido a limitações funcionais. Os objetivos principais desse estudo foram criar um instrumento de avaliação para detectar riscos de manejo na população de adultos idosos, (2) avaliar as funções cognitivas necessárias para obter um bom desempenho na direção; e, (3) avaliar se os dois principais testes administrados e recomendados pela Associação Médica Americana (AMA) (TMTb y Test del Reloj) são sensíveis para a população de adultos idosos. Foram avaliados 83 indivíduos que procuraram avaliação cognitiva no Laboratório de Memória do Hospital de Zubizarreta de Buenos Aires no último ano, com objetivo de avaliar as funções cognitivas. Os indivíduos realizaram uma entrevista semiestruturada e, posteriormente, uma avaliação neurocognitiva completa que incluiu avaliação da memória verbal lógica, episódica imediata e tardia, habilidades atencionais, visuoconstrutivas, linguísticas, funções executivas, inventário de impulsividade e uma escala de risco de condução desenvolvida para tal propósito. Os resultados demonstraram que as maiores condutas de risco e queixas cognitivas referidas pelos indivíduos são relacionadas principalmente às habilidades atencionais. Além disso, pontuações inferiores na avaliação de estado mental global, linguagem, memória e atenção são indicadores de amior risco para acidentes e para uma direção perigosa em estradas públicas.

Keywords : Riscos; Envelhecimento; Habilidades cognitivas; Condução veicular.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License