SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue3Attentional skills associated with poor performance in older adults´ drivingArgentine Adaptation of Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

LOUHAU, Mario R. Squillace; JANEIRO, Jimena C. Picón  and  SCHMIDT, Vanina. Jogo de cartas, uma tarefa para a avaliacao de tomada de decisão de risco: validade ecológica e de construto. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.3, pp. 37-46. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0240.

Este estudo representa uma contribuição para a avaliação da tomada de decisão. Apresentam-se evidências de validade ecológica e de construto de um novo instrumento para tomada de decisão denominado Jogo de Cartas (JC). O JC está baseado no Iowa Gambling Task (IGT). O objetivo desta tarefa é avaliar as diferenças individuais na tomada de decisão de indivíduos da população geral. Participaram 113 pessoas (48% mulheres) com idade média de 27,09 anos (DP=11,14), que se realizaram as tarefas de apostas propostas pelo JC. Compararam-se os resultados de JC juntamente com a avaliação de observadores externos que previamente haviam classificado os indivíduos como propensos ao risco, ou como não propensos ao risco segundo sua forma habitual de tomar decisões em sua vida cotidiana. Questionou-se se as seleções realizadas e os ganhos obtidos correspondiam com a classificação efetuada por observadores externos. Os resultados mostram que o JC permite discriminar duas estratégias de tomada de decisões: as com risco e as seguras (demonstrando evidências de validade de construtto); além disso, as variáveis correspondem àquelas classificadas pelos observadores externos. O desenho utilizado aponta evidências a favor da validade ecológica da tarefa proposta; ademais, o JC pode predizer se uma pessoa é propensa, ou não ao risco nas decisões que ela toma em sua vida.

Keywords : Tomada de decisão; Diferenças individuais; Propensão ao risco; Validade ecológica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License