SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Juego de Cartas, una tarea para la evaluación de toma de decisiones riesgosas: aportes a la validez ecológica y de constructo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

QUEREJETA, Andrea N. et al. Adaptação argentina do Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS). Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2015, vol.7, n.3, pp. 47-56. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2015.0241.

O objetivo do presente trabalho foi apresentar a adaptação argentina da bateria neuropsicológica de função executiva Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) (Wilson, Alderman, Burgess, Emslie & Evans, 1999). A bateria ecológica é composta por seis subtestes e o questionário disexecutivo DEX que pode ser autoaplicável ou não. Realizou-se a tradução direta e inversa da prova (estímulos, manual e protocolo). Também se avaliou a equivalência das duas versões. Se realizaram entrevistas cognitivas que permitiram ajustar as expressões linguísticas. A adaptação consistiu basicamente em duas fases: na primeira se ajustaram as provas de juízo temporal e o questionário disexecutivo DEX já que se detectaram problemas em ambos, e na segunda etapa se incluíram os estudos de validade. Analisaram-se os dados obtidos mediante análise descritiva, análise de juízes, análise fatorial e índices de correlação. Na primeira fase a prova de julgamento temporal foi aplicada em estudantes universitários (n=71). e questionário DEX foi administrado em estudantes universitários e em profissionais (n=130). Realizaram uma consulta aos juízes (n=11) para avaliar a validade de construto da bateria. Encontrou-se um grau de concordância entre os juízes, no qual o índice de correlação foi de 0,77. A bateria foi aplicada em 120 participantes sem lesão. A análise fatorial confirmou novamente uma matriz formada por somente um fator (déficit) com um Alfa de Cronbach de 0,87. A confiabilidade entre avaliadores foi de 0,90 a 0,98. A adaptação argentina permite continuar a coleta de normas locais e a futura utilização da bateria executiva por clínicos e pesquisadores.

Palabras clave : Adaptação; Função executiva; Avaliação neuropsicológica; BADS; Estudo transcultural.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License