SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1La experiencia de la procreación en adolescentes varones de la ciudad de Medellín¿Paradigmas en psicología? ¿Nuevos paradigmas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología Universidad de Antioquia

versão On-line ISSN 2145-4892

Resumo

KRIMBERG VON MUHLEN, Bruna; DEWES, Diego  e  NEVES STREY, Marlene. Violência contra as mulheres: O ''privilégio'' de qualquer uma! Uma análise de trechos do Filme ''Te doy mis ojos''. rev. psicol. univ. antioquia [online]. 2012, vol.4, n.1, pp. 87-103. ISSN 2145-4892.

Este artigo foi elaborado a partir da constatação de que a violência contra a mulher com origem no patriarcado coloca a mulher em lugar de subordinação em relação ao homem, e que as estatísticas demonstram dados alarmantes. O estudo teve como objeto de análise algumas cenas de maior poder ilustrativo do filme espanhol Te doy mis ojos, que retrata a vida de uma mulher vítima de violência doméstica. A partir deste filme discutimos a violência contra a mulher. Também utilizamos a música Sem Açúcar de Chico Buarque. A utilização de recursos que são comuns a nossa cognição - vídeo, música e texto - facilitam a compreensão, proporcionando um olhar crítico que tenta vislumbrar o desenvolvimento de práticas libertadoras para as mulheres.

Palavras-chave : Violência contra mulheres; Te doy mis Ojos; Sem Açúcar; Olhar Crítico e Práticas Libertadoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )