SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Reliability and Validity of an Instrument to Measure the Search for Information as Internet Usage Indicator author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Psicología Universidad de Antioquia

On-line version ISSN 2145-4892

Abstract

SOARES FORMIGA, Nilton; MELO, Gislane  and  LEME, Jamila. Pares sócio-normativos, orientação cultural, hábitos de lazer e condutas desviantes: verificação de um modelo teórico em jovens. rev. psicol. univ. antioquia [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 7-26. ISSN 2145-4892.

Neste estudo pretende-se verificar um modelo teórico, no qual, os pares sócio-normativos, orientação cultural e hábitos de lazer explicam a conduta desviante. 710 homens e mulheres, de 15 a 20 anos, da rede particular e pública de educação da cidade de João Pessoa-PB, responderam as escalas de afiliação com pares sócio-normativos, atributos da orientação cultural, atividades de hábitos de lazer, condutas desviantes e dado sócio-demográfico. Considerando um modelo recursivo de equações estruturais observou-se que os pares sócio-normativos associaram-se, positivamente, aos atributos culturais do coletivismo e aos hábitos de lazer instrutivos, tendo estes, associados, negativamente, as condutas desviantes. Por outro lado, os pares sócio-normativos, relacionaram, negativamente, com os atributos culturais do individualismo e ao lazer hedonista, estes últimos, relacionaram, positivamente, a conduta desviante.

Keywords : Pares sócio-normativos; Orientação cultural; Lazer; Conduta desviante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License