SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Confiabilidad y validez de un instrumento de medición en búsqueda en internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Psicología Universidad de Antioquia

versão On-line ISSN 2145-4892

Resumo

SOARES FORMIGA, Nilton; MELO, Gislane  e  LEME, Jamila. Pares sócio-normativos, orientação cultural, hábitos de lazer e condutas desviantes: verificação de um modelo teórico em jovens. rev. psicol. univ. antioquia [online]. 2013, vol.5, n.1, pp. 7-26. ISSN 2145-4892.

Neste estudo pretende-se verificar um modelo teórico, no qual, os pares sócio-normativos, orientação cultural e hábitos de lazer explicam a conduta desviante. 710 homens e mulheres, de 15 a 20 anos, da rede particular e pública de educação da cidade de João Pessoa-PB, responderam as escalas de afiliação com pares sócio-normativos, atributos da orientação cultural, atividades de hábitos de lazer, condutas desviantes e dado sócio-demográfico. Considerando um modelo recursivo de equações estruturais observou-se que os pares sócio-normativos associaram-se, positivamente, aos atributos culturais do coletivismo e aos hábitos de lazer instrutivos, tendo estes, associados, negativamente, as condutas desviantes. Por outro lado, os pares sócio-normativos, relacionaram, negativamente, com os atributos culturais do individualismo e ao lazer hedonista, estes últimos, relacionaram, positivamente, a conduta desviante.

Palavras-chave : Pares sócio-normativos; Orientação cultural; Lazer; Conduta desviante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License