SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Reflexões sobre a pesquisa e casos clínicosA perspectiva de Carl Rogers acerca da resposta reflexa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SOUZA JUNIOR, Nelson José de. Analítica do Dasein e Daseinsalyse. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 29-39. ISSN 2175-2591.

Análise de construtos heideggerianos elaboradas nos seminários do final de 65, sobretudo a diferenciação entre os horizontes e as estruturações da analítica do Dasein e a Daseinsanalyse; críticas ao pensamento heideggeriano pela psicologia, psicopatologia e antropologia; clarificação inicial do lugar, numa acepção estritamente fenomenológica, em que Heidegger, desde o início, posiciona as determinações mais importantes e sugestivas destas críticas: a dependência com a metafísica e a necessidade da objetivação dos entes e, particularmente, do homem. Conclusão: sobre a relação entre a Daseinsanalyse e a analítica do Dasein é oportuno salientar que o modo no qual Heidegger realiza sua crítica, sem dúvida desconstrutiva, nos posicionamentos de Binswanger tem a motivação de proporcionar um acesso, bem mais consistente e conseqüente, aos núcleos da relação, sempre tensa nuançada, entre ontologia fundamental e antropologia filosófica.

Palavras-chave : fenomenologia; analítica do dasein; daseinsanalyse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License