SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Analítica do Dasein e DaseinsalyseA modernidade da família moderna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

HOLANDA, Adriano Furtado. A perspectiva de Carl Rogers acerca da resposta reflexa. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 40-59. ISSN 2175-2591.

Avaliação do legado de Rogers para o contexto da clínica psicológica e para a história da Psicologia como um todo. Analise da prática clínica Centrada na Pessoa, especificamente a Técnica terapêutica da resposta reflexa questionando o conceito de técnica e o papel da teoria, visando a reconfiguração da dialética entre ambas. Conclusão: na terapia não é o conteúdo, mas a qualidade da expressão o mais importante, bem como uma maior aproximação do indivíduo de "sua própria experienciação". A "resposta-reflexo" é uma excelente maneira de mostrar a realidade do sujeito a ele mesmo, de respeitar o seu interior como algo digno de confiança, de valor. Somente assim o cliente poderá perceber que responsabilidade e liberdade caminham juntas, reforçando a idéia de um processo psicoterapêutico que promove a autonomia e a liberdade do sujeito.

Palavras-chave : Terapia centrada na pessoa; Técnica, resposta reflexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License