SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A construção de uma relação de ajuda com portadores da Síndrome do AutismoA psicopatologia infantil vista pelos professores: necessidades de intervenção psicológica em crianças do primeiro ciclo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

PIMENTEL, Adelma Gonçalves; OLIVEIRA, Ingrid Bergma da S.  e  ARAUJO, Lucivaldo da Silva. Paternidade, violência e drogadição: limitações psicossociais à saúde. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 93-103. ISSN 2175-2591.

O texto avalia repercussões das várias formas de violência e a ausência do pai sobre as subjetividades dos filhos, atualmente construídas sob as marcas da secularização, perda de valor das hierarquias tradicionais e da autoridade familiar e comunitária. Método: pesquisa bibliográfica e análise crítica. Resultados: Critica a falta de um projeto de cuidado no âmbito das famílias, do estado, da escola. Sem educação profissional e trabalho, os jovens são obrigados a "alistar-se" nas fileiras do tráfico para garantir a sobrevivência e a aquisição de bens de consumo. A saúde psicológica mostra-se afetada pelas vertentes do fenômeno violência, resultante do caos que o estado e a família vivenciam. Conclusão: as ponderações sobre a Paternidade, Violência e Drogadição mostram-se oportunas para a elaboração de projetos de pesquisa e intervenção em saúde. A Psicologia e a Terapia Ocupacional contribuem para o enfrentamento de algumas repercussões psicológicas e no desempenho ocupacional das subjetividades infanto-juvenil.

Palavras-chave : psicologia; terapia ocupacional; violências; subjetividades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License