SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Paternidade, violência e drogadição: limitações psicossociais à saúdePerspectiva social e projetiva das representações gráficas da família em crianças paraenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

FRANCO, Vítor. A psicopatologia infantil vista pelos professores: necessidades de intervenção psicológica em crianças do primeiro ciclo. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 105-119. ISSN 2175-2591.

Pesquisa das necessidades de intervenção psicológica em crianças em idade escolar. Estudo abrangendo os professores das escolas do primeiro ciclo da cidade de Évora, em Portugal, correspondendo a uma população total 1278 alunos. Verificou-se haver uma percentagem de 15,26 % de crianças em relação às quais os professores referem haver necessidade de intervenção psicológica de algum tipo. Foi utilizado o TRF (Achenbach, 1991) com um grupo de 170 destas crianças, para conhecer quais os comportamentos que levam os professores a considerarem mais necessária tal intervenção, comparando-se os resultados com os de outros estudos. Foi feito também o estudo factorial dos dados obtidos, de forma a verificar de que modo os comportamentos problemáticos identificados se relacionam com as grandes dimensões da psicopatologia infantil, uma vez que o inventário utilizado foi concebido para permitir não só a identificação de comportamentos, mas também de síndromes correspondentes ás perturbações do desenvolvimento.

Palavras-chave : psicopatologia da criança; desenvolvimento; intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License