SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A psicopatologia infantil vista pelos professores: necessidades de intervenção psicológica em crianças do primeiro cicloConsiderações fenomenológicas acerca da disfunção erétil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

SOUZA, Ana Maria Digna Rodrigues de. Perspectiva social e projetiva das representações gráficas da família em crianças paraenses. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 120-139. ISSN 2175-2591.

As mudanças que se processam ao longo do tempo no funcionamento e composição do grupo familiar, com relação à tradição, sobretudo na classe de baixa renda, propõem uma discussão sobre a permanência da representação convencional da família. Paralelamente discute-se também as variações do sistema familiar em função da cultura e a importância das mudanças processadas ao longo do tempo. Estes problemas são a origem deste estudo, que explorou as projeções efetuadas nos desenhos da família de 216 crianças paraenses. Seu desempenho indica que o modelo de família nuclear ainda está em vigor na versão infantil do grupo familiar, porém a percepção do funcionamento deste, que envolve a atuação de seus membros, não é conservadora e varia relativamente em função do sexo e da classe sócio-econômica dos sujeitos. As diferenciadas valorizações dos membros não afetaram a escolha convencional do modelo identificatório, que atende as expectativas sociais para cada sexo.

Palavras-chave : representação da família; técnicas projetivas; desenho da família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License