SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Perspectiva social e projetiva das representações gráficas da família em crianças paraensesNoção corporal de crianças pré-escolares: uma proposta psicomotora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

AFONSO JUNIOR, Gilson. Considerações fenomenológicas acerca da disfunção erétil. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.1, pp. 140-154. ISSN 2175-2591.

Relatório de pesquisa de orientação fenomenológica centrada na pessoa. A pesquisa foi realizada com quatro participantes com idades variando entre vinte dois e trinta anos, pertencentes a diferentes níveis sócio-econômicos, de escolaridade nível superior, completo e incompleto, que já sofreram episódios de disfunção erétil, ocasionalmente. Roteiro semiestruturado constituído de um texto e duas questões. O pesquisador fez a leitura com cada participante, visando: orientá-los sobre o roteiro semi-estruturado, a redação do depoimento e estimular um clima de maior tranqüilidade e espontaneidade para que os participantes pudessem se expressar livremente. Uma conclusão foi que a maioria dos depoimentos indica que o homem se engaja em relacionamentos sexuais muitas vezes sem estar realmente motivado e se submete ao ato sexual muito mais pelos anseios da parceira ou pela pressão de seu ambiente social (amigos, família, mídia), do que pela sua própria vontade, não tendo assim oportunidade de ser autêntico e de respeitar seus próprios limites de expressão sexual.

Palavras-chave : disfunção erétil; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License