SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Fotografias do uso do diagnóstico no pensamento rogeriano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

VIEIRA, Emanuel Meireles. Sobre a proposta de conhecimento presente na teoria Rogeriana, ou da sabedoria residente na ignorância. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.2, pp. 4-19. ISSN 2175-2591.

Este artigo tem como objetivo situar a teoria rogeriana no âmbito das propostas epistemológicas modernas de conhecimento. Para tanto, recorre às reflexões realizadas por Figueiredo em torno da invenção do fenômeno psicológico na modernidade. Tal invenção se deu, segundo Figueiredo, calcada na idéia de uma razão que explica a subjetividade. Isto se expressa através da criação de um saber independente com pretensões científicas. O trabalho discorda, contudo, de Figueiredo quando este não reconhece a Psicologia Humanista como uma perspectiva dotada de proposta epistemológica. Argumenta-se a favor da valorização de uma forma de conhecer o mundo que não passa pelo crivo da razão moderna, mas sim pela sensação de certeza e busca incessante de conhecimento, a partir da sabedoria organísmica daquele que conhece. Esta sabedoria se daria por uma via de desconhecimento por parte do pesquisador em relação a seu objeto de investigação, pois se considera que a subjetividade não pode ser totalmente capturada pela razão.

Palabras clave : teoria rogeriana; conhecimento; sabedoria organísmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License