SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2About the proposal of present knowledge in Roger's theory or of the resident wisdow in the ignoranceAn dialogue about the concept of self between person centered approach and narrative psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do NUFEN

On-line version ISSN 2175-2591

Abstract

MIRANDA, Carmen Silvia Nunes de. Fotografias do uso do diagnóstico no pensamento rogeriano. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.2, pp. 20-32. ISSN 2175-2591.

Este artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento do uso do diagnóstico no pensamento de Carl Rogers. Inicia-se com a exposição da posição rogeriana acerca da temática na primeira obra do criador da Abordagem Centrada na Pessoa - "O tratamento clínico da criança problema", de 1939 -, na qual o autor situa o lócus de avaliação da experiência fora do cliente, a partir do uso do diagnóstico pelo profissional. Em seguida, no desenvolvimento da terapia centrada no cliente, Rogers julga desnecessário o uso do diagnóstico no processo psicoterapêutico. Noutro momento, Rogers radicaliza esta posição ao enfatizar a importância do encontro de pessoa para pessoa, a partir dos trabalhos realizados com esquizofrênicos e da afirmação da experiência do outro como lócus da avaliação do processo. Em seu quarto e último momento, Rogers não só não se utiliza de psicodiagnóstico, como os vê como perda de tempo, justificando tal posição através da compreensão da singularidade do outro. Apontam-se, ao fim, implicações éticas e metodológicas deste posicionamento.

Keywords : psicodiagnóstico; abordagem centrada na pessoa; pensamento rogeriano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License