SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Sobre a proposta de conhecimento presente na teoria Rogeriana, ou da sabedoria residente na ignorânciaUm diálogo sobre o conceito de self entre a abordagem centrada na pessoa e psicologia narrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista do NUFEN

versión On-line ISSN 2175-2591

Resumen

MIRANDA, Carmen Silvia Nunes de. Fotografias do uso do diagnóstico no pensamento rogeriano. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.2, pp. 20-32. ISSN 2175-2591.

Este artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento do uso do diagnóstico no pensamento de Carl Rogers. Inicia-se com a exposição da posição rogeriana acerca da temática na primeira obra do criador da Abordagem Centrada na Pessoa - "O tratamento clínico da criança problema", de 1939 -, na qual o autor situa o lócus de avaliação da experiência fora do cliente, a partir do uso do diagnóstico pelo profissional. Em seguida, no desenvolvimento da terapia centrada no cliente, Rogers julga desnecessário o uso do diagnóstico no processo psicoterapêutico. Noutro momento, Rogers radicaliza esta posição ao enfatizar a importância do encontro de pessoa para pessoa, a partir dos trabalhos realizados com esquizofrênicos e da afirmação da experiência do outro como lócus da avaliação do processo. Em seu quarto e último momento, Rogers não só não se utiliza de psicodiagnóstico, como os vê como perda de tempo, justificando tal posição através da compreensão da singularidade do outro. Apontam-se, ao fim, implicações éticas e metodológicas deste posicionamento.

Palabras clave : psicodiagnóstico; abordagem centrada na pessoa; pensamento rogeriano.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License