SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Critérios de escolha de parceria amorosa em mulheres climatéricas e menopausadasDe poeta e louco todo mundo tem um pouco - oficina de poesia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

COSTA, Max Alecsander  e  PIMENTEL, Adelma. Sexo e afeto no escuro: vivências de homens não-videntes. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.2, pp. 75-95. ISSN 2175-2591.

O presente estudo buscou compreender o aspecto da sexualidade masculina dos não videntes apartir da escuta e análise dos depoimentos cotejados aos conceitos gestálticos de fronteiras efunções de contato. Trata-se de pesquisa exploratória de base qualitativa fenomenológica. Osinformantes foram cinco homens entrevistados com perguntas abertas e roteiro semi-dirigido.O perfil foi de estudantes da escola estadual José Álvares de Azevedo, localizada em Belémdo Pará e credenciada para atender e proporcionar suporte psico-educacional às pessoasportadoras de deficiência visual, de ordem congênita e adquirida. Para análise do materialcoletado elaboramos 10 categorias relacionadas ao tema da pesquisa. Das dez, foramanalisadas sete. Entre os resultados, identificamos alguns pontos em comum entre essas falas,o que configura a intersubjetividade e no que tange às peculiaridades de cada um, observamosque a vivencia dos sentimentos, anseios e emoções são os elementos de diferenciação daexperiência.

Palavras-chave : sexualidade; não videntes; fronteira de contato; funções de contato.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License