SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Sexo e afeto no escuro: vivências de homens não-videntesAvaliação da qualidade de vida em crianças com fibrose cística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

ERVEDOSA, Andrezza Carvalho  e  MATOS, Maria Luzia. De poeta e louco todo mundo tem um pouco - oficina de poesia. Rev. NUFEN [online]. 2009, vol.1, n.2, pp. 96-117. ISSN 2175-2591.

A reforma psiquiátrica está completando 30 anos. No Brasil, esse movimento propõe um novo modelo assistencial, pautado no conceito de clínica ampliada, no qual o sujeito em sofrimento mental, sua família, profissionais de diversas categorias e a comunidade, interagem num movimento dialógico construindo outro paradigma assistencial em saúde mental. Assim, estrutura-se uma rede de atenção, que inclui o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, lugar de cuidado, onde se oportuniza escuta e liberdade de expressão, favorecendo o crescimento pessoal, a autonomia e a construção de vínculos, promovendo a inserção social. Neste o sujeito considerado em sua totalidade, subjetiva e existencial, tem direitos humanos, individuais e civis respeitados. Assim, a oficina de poesia é uma atividade realizada no CAPS Renascer, na qual objetivamos criar um espaço de encontro entre os usuários, onde a cultura circule através de material poético, promovendo o acesso ao conhecimento, à troca de idéias e à produção cultural.

Palavras-chave : saúde mental; cultura; poesia; inserção social; subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License