SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Convergências e divergências entre as psicoterapias de Carl Rogers e Frederick Perls índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

NICOLAU, Roseane Freitas  e  GUEDES, Ana Cleide. A Psicologia e a pós-graduação na UFPA. Rev. NUFEN [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 3-19. ISSN 2175-2591.

Este artigo apresenta o Programa de Pós-Graduação em Psicologia, destacando as circunstâncias que antecederam sua fundação e enfatizando sua proposta e linhas de pesquisa, bem como o esforço empreendido no sentido de criar e fortalecer um curso que se propõe responder a demanda clínica e social em uma região carente de estudos na área. Sabe-se que as agências de fomento vêm incentivando a inserção social da psicologia, valorizando a produção científica que tem como vetor essa preocupação. Assim, enfatizamos aqui o trabalho que vem sendo desenvolvido para tornar a produção científica do Programa coerente com sua proposta de compromisso social e o esforço de construir um conhecimento fundamentado teórica e metodologicamente com o que há de mais atualizado em nosso campo, empenho necessário para que esta não se torne uma mera descrição de procedimentos técnicos, mas uma política de produção de saber capaz de sustentar as práticas psicológicas.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Inserção Social; Produção Científica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License