SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1A Psicologia e a pós-graduação na UFPALudoterapia gestaltica: dois casos clínicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

MOREIRA, Virginia. Convergências e divergências entre as psicoterapias de Carl Rogers e Frederick Perls. Rev. NUFEN [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 20-50. ISSN 2175-2591.

Este artigo tem como objetivo discutir as convergências e divergências entre as psicoterapias de Carl Rogers e Frederick Perls e colaboradores. Apresenta como convergência epistemológica entre os dois pensamentos a teoria organísmica de Goldstein, que, por sua vez, se configura diferentemente em ambas as teorias, como tendência atualizante, em Rogers, e ajustamento criativo em Perls. Aspectos existenciais dos dois enfoques são também epistemologicamente pontos convergentes. Na prática clínica podem ser encontradas divergências no que se refere ao papel do psicoterapeuta - mais ativo na Gestalt-terapia e predominantemente verbal na Abordagem Centrada na Pessoa, bem como no otimismo harmônico rogeriano em contraposição à agressividade, em Perls, e no caráter positivo presente no processo terapêutico em Rogers, ao contrário do trabalho sobre polaridades desenvolvido por Perls. Enquanto teorias expoentes no campo da psicologia humanista contemporânea, seu caráter dialógico se mostra como a convergência mais fecunda.

Palavras-chave : Psicoterapia; epistemologia; Carl Rogers; Frederick Perls.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License